Por Rany Veloso
Em Brasília, o governador Rafael Fonteles apresentou aos deputados federais e senadores da base aliada as prioridades das obras de infraestrutura para o Piauí. Dentre elas, o Intermodal do Vale do Parnaíba, que enbloga hidrovia, ferrovia e rodovias, ligando o norte ao sul do estado; o porto de Luís Correia e a Trasnordestina. Os projetos serão levados ao presidente Lula. O objetivo é incluí-las no orçamento da União através do Plano Plurianual (PPA); na Lei Orçamentária da União (LOA) e no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).
Segundo o governador, é possível executá-los, uma vez que há uma integração "histórica" entre os governos. "São projetos de fato estruturantes, importantes para apresentar nessa janela histórica de oportunidades, de termos o governo do estado alinhado com o governo federal, uma bancada federal forte e atuante e unida, vários ministros nordestinos, além do nosso ministro Wellington Dias que faz essa ponte".
Para isso, Fonteles espera o empenho dos parlamentares, que fizeram acenos positivos aos projetos. "Fiquei feliz de receber essas sugestões e esse apoio, que de nada adiantaria o governador pedir ao governo federal e não ter apoio da sua bancada federal", ressaltou.
"OTIMISTA E CORAJOSO"
O deputado Flávio Nogueira (PT), coordenador da bancada federal do Piauí, se referiu ao governador como otimista e corajoso. "Ficamos muito satisfeitos, a bancada participou, perguntou muito ao governador, é um governador otimista, corajoso, e todo governante tem que ter coragem e ação, e é isso que nós estamos sentindo do governo Rafael Fonteles".
"O PRESIDENTE LULA VAI ACATAR TODAS AS DEMANDAS"
Jadyel Alencar (PV) chamou atenção para os dados concretos apresentados pelo governador e acredita que Lula irá retribuir a votação do Piauí, a maior do país em termos percentuais.
"Tenho certeza que o presidente Lula vai acatar todas as demandas até porque o estado do Piauí é o mais lulista do Brasil e sempre acolheu o presidente Lula e tenho certeza que ele vai retribuir isso podendo colocar o Piauí numa posição de destaque nacional e para o mundo, porque a partir do momento que nós tivermos uma operação portuária em funcionamento o Piauí passará a ser visto".
FLORENTINO NETO INCLUI AS DEMANDAS DE PARNAÍBA
"Projetos extremamente importantes, agregando a capacidade de investimento do estado do Piauí, a capacidade de investimento da União. Nós temos que trabalhar para colocar essas obras no plano plurianual da União, no orçamento da União e também agregando a capacidade de investimento da iniciativa privada através das parcerias público privada de concessões", disse Floretino Neto ao blog.
O deputado também defendeu recursos para um projeto de drenagem das águas pluviais para Parnaíba. "Temos que resolver o problema do 'piscinão' no bairro Piauí, o acúmulo de água na igreja São Leopoldo, o escoamento na avenidade São Sebastião, no bairro de Fátima".
Segundo Floretino, o projeto custa mais de R$ 50 milhões. "Além das emendas que vou colocar, vou pedir também aos aos outros deputados".
JÚLIO CÉSAR VÊ CAPACIDADE DE INVESTIMENTO DO GOVERNO FEDERAL COMO UM PROBLEMA
"Todos os projetos são viáveis, o grande limitador é a capacidade de investimento do governo, principalmente se for a curto prazo, mas o projetos que ele [Rafael Fonteles] está apresentando não é para fazer no primeiro ano, são projetos estruturantes, que vão gerar emprego e renda, que podem ser executados dentro da capacidade de investimento que a União tem para priorizar o Piauí e o Nordeste", explicou o deputado que gosta de cálculos.