Por Rany Veloso
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, começou a semana em Brasília apresentando a três ministérios o projeto da "menina dos olhos" desta gestão: o Vale Intermodal do Parnaíba, que já está no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo Lula 3. Outra grande aposta do governo federal. "Sem dúvida, é o maior projeto de infrestrutura do Piauí", disse Fonteles em entrevista à coluna.
Foram mais de 3 mil páginas de projeto e plantas entregues aos representantes dos ministério da da Casa Civil, Portos e Aeroportos e Desenvolvimento Regional, além das agências reguladoras.
O Vale Integrado Intermodal do Parnaíba tem como objetivo integrar rodovia, ferrovia e hidrovia ligando desde o Porto de Luís Correia à Transnordestina para o transporte de cargas dentro e fora do estado. Sobretudo para importação e exportação de ferro e grãos.
"Por isso a importância dos estudos e integrar com todos os órgãos do governo federal e estadual", frisou. De acordo com Rafel, o governo do Piauí gastou mais de R$ 27 milhões com essas pesquisas técnicas de viabilidade econômica e financeira, ambiental e de engenharia.
O secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Batista, disse durante a reunião que muitas vezes há uma demanda política da obra, mas não há projeto.
"A gente tem ouvido testemunho de que isso facilita muito o trabalho dos órgãos federais na hora de deferir as suas autorizações, licenciamento, eventuais recursos", reforçou o governador que prevê contratações já nos próximos meses e execução da obra nos próximos anos.