Por Rany Veloso
O PT está com a programação fechada para o fim de semana na capital Teresina. Começa hoje e se estende até amanhã o encontro do Diretório Estadual do partido para a confecção de um plano estratégico. A finalidade é analisar as forças políticas da sigla em todos os municípios do Piauí para saber em quais tem capacidade de disputar em 2024. A ordem que parte da Executiva Nacional é aumentar o número de prefeituras.
A meta inicial é de no mínimo lançar candidaturas de prefeitos em 100 dos 224 municípios. Isso inclui as 20 maiores cidades, como a capital Teresina, Parnaíba e Floriano, onde querem ter um cabeça de chapa.
O partido encomendou um levantamento que deve ficar pronto até o início de março, quando oficialmente poderão bater o martelo sobre as candidaturas. A ideia é que se em alguns municípios não tiverem lideranças fortes o suficiente para as urnas pode fazer coligação com outras siglas da base.
O governador Rafael Fonteles abre a programação. Ele irá falar sobre os Desafios e as Perspectivas do Governo no cenário atual.
Amanhã, o deputado estadual e membro do Diretório Nacional, Francisco Lima, irá falar sobre a conjuntura estadual e o deputado federal Merlong Solano sobre a conjuntura nacional.
O presidente estadual, João de Deus, é quem vai encerrar o evento falando exatamente sobre "Estratégias do PT na Perspectivas de 2024".
Na próxima semana, o encontro será com os outros partidos da Federação, PV e PC do B. "Qualquer aliança tem que passar pela Federação".