Por Rany Veloso
O deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI), que é presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), em entrevista à coluna nesta quarta-feira (08), rebateu as críticas feitas sobre atraso na votação do Projeto de Lei Complementar (PLN) para liberar emendas parlamentares ao Rio Grande do Sul. "Não, não existe nada disso, foi um mau entendido em relação a isso aí".
Arcoverde afirmou que o PLN para acelerar a execução dessas verbas só chegou hoje à Comissão. A medida acelera a liberação de emendas parlamentares da bancada do Rio Grande do Sul, mas antes de ser votada pelo Congresso na sessão marcada para amanhã (09) precisa passar pela CMO.
"É o projeto de lei 12 de 2024, que trata especificamente do caso do recurso do Rio Grande do Sul. Nós suspendemos a reunião [ontem] já prevendo que esse PL ia chegar hoje pela manhã, suspendemos a reunião ontem e vamos dar prosseguimento hoje e com certeza vamos aprovar essa ajuda emergencial para o estado do Rio Grande do Sul", justificou o deputado que designou o deputado Jonas Donizette (PSB-SP) como relator.
Segundo o presidente, ontem estava em pauta o PLN 04, que tratava de modo genérico a respeito de calamidades e as ações que os estados, municípios. A votação foi adiada porque o relator, o deputado AJ Albuquerque (PP-CE) não havia chegado a Brasília até o momento da reunião.