Por Rany Veloso
O pré-candidato ao governo pela oposição no Piauí, Sílvio Mendes (PSDB), esteve em Brasília nesta semana para um encontro com ACM Neto, que era o presidente nacional do DEM e agora assumirá a secretaria-geral do União Brasil, mas a conversa foi adiada para outro dia. E quem entrou em cena desta vez foi o PROS. A cúpula nacional entrou em contato com o pré-candidato por telefone na noite de ontem, que disse que irá decidir até abril qual será seu destino partidário.
A expectativa inicial era que Dr Sílvio saísse de Brasília fechado com o União Brasil com a intermediação de Ciro Nogueira, mas a possível federação entre União Brasil e MDB pode ter deixado o caminho nebuloso para uma decisão neste momento, uma vez que o MDB no Piauí tem maioria, como o blog levantou discussão no início da semana. Mesmo assim o desejo de Sílvio e Ciro ainda é pelo União Brasil pela estrutura maior do novo partido.
Seriam duas possibilidades, ou haveria uma imposição de cima para baixo para que Sílvio Mendes fique como pré-candidato ao governador pela federação, sendo que nesta condição automaticamente todos do MDB sairiam da sigla para outro partido da base; ou então o nome seria rechaçado na convenção, pois o MDB tem uma base política maior, com deputados, prefeitos e senador.