Por Rany Veloso
A Polícia Federal informou que instaurou nesta quarta-feira (25) inquérito policial, por determinação do Ministério da Justiça, para apurar os crimes de genocídio, omissão de socorro, crimes ambientais, além de outros crimes conexos em terras indígenas Yanomami. A investigação tramita na Superintendência Regional da PF em Roraima e segue sob sigilo.
570 MORTES EM QUATRO ANOS E PEDIDOS DE SOCORRO IGNORADOS
47 crianças estão internadas em Boa Vista, capital de Roraima. 570 indígenas Yanomamis morreram nos últimos quatro anos por fome, desnutrição e malária. A principal suspeita é o avanço do garimpo ilegal na região, que contaminou a água com mercúrio.
O presidente Lula visitou a região no último sábado (21) com 9 ministros e decretou situação de emergência sanitária equiparada a uma epidemia.
O ministro da Justiça Flávio Dino determinou abertura de investigação pela Polícia Federal para apurar o caso e responsabilizar os culpados.
A Força Nacional do SUS foi enviada ao local, assim como cerca de 5 mil cestas básicas foram enviadas às comunidades isoladas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.