Por Rany Veloso
Mesmo próximo às convenções partidárias as incertezas nas eleições municipais podem ser o trunfo na manga para os pré-candidatos à prefeitura de Teresina. Uma fonte do PL disse ao blog nesta terça-feira (04) que o vereador Levino, presidente municipal do Republicanos, que tinha preferência pelo pré-candidato tucano Kléber Montezuma, mesmo declarando aos quatro cantos que vai apoiar o PSDB admitiu que, na verdade, pode apoiar Fábio Abreu.
Uma outra fonte do Republicanos confirmou o que o presidente nacional do partido, deputado Marcos Pereira, disse ontem ao blog com exclusividade, que não há nada certo, ainda está em conversação. E um fator muito importante é que o foco não são as eleições municipais e sim as de 2022. Até o governador Wellington Dias, que apoia, Fábio Abreu, está se movimentando com o deputado Gessivaldo Isaías, vereador Levino e com o deputado federal Flávio Nogueira para que o Republicanos declare apoio ao candidato do PL. Dessa forma, como o blog deu com exclusividade no mês passado, o vice da chapa deve ser do partido posto em questão. Como já havia sido abordado, a ideia é que Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, negocie a aliança tão aguardada com Marcos Pereira, em Brasília.
O FOCO NÃO É ELEIÇÃO MUNCIPAL E SIM 2022
O Republicanos tem como meta crescer o partido já pensando em 2022. "A preocupação maior não é esta eleição", afirmou a fonte. "Como o candidato não é do Republicanos, não tem pressa. Lá pro dia 20 o partido terá uma definição", concluiu.
Não só o Repubicanos está com o olho em 2022, os mesmos envolvidos nesta eleição já pensam na sucessão de Wellington Dias. Tudo indica que o governador do estado vai apoiar o mesmo nome de 2020.
Do outro lado, está o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, que disse ao blog que desde sempre o Republicanos esteve do lado do candidato do atual prefeito Firmino Filho (PSDB), e que espera que siga o desejo dos outros pré-candidatos a vereadores e prefeitos, apoiando Montezuma.
O senador que também já almeja 2022, segundo fontes no estado, pode desfazer as relações mais próximas com Wellington Dias, que já estavam estremecidas desde o ano passado.