Por Rany Veloso
Das mais de 400 mil urnas pelo país, 1.700 foram substituídas de acordo com o último boletim de ocorrências do Tribunal Superior Eleitoral.
Até às 15 horas, em todo o território brasileiro, 30 candidatos foram presos e 252 ocorrências registradas por propaganda eleitoral irregular, uso de alto falante e boca de urna em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraíba e Sergipe.
A Polícia Federal com a ajuda de drones também deflagrou operações por todo o país. Até 14h37 foram 23 inquéritos policiais instaurados, 52 flagrantes, 222 conduzidos, 83 Termos Circunstanciados Lavrados e R$1.892.630,00 apreendido.
No Piauí, 6 pessoas detidas e um casal preso na operação Vôo da Madrugada. A suspeita é de compra de voto, pois o casal estava com R$ 40 mil em dinheiro.
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso falou sobre o andamento das eleições 2020. Um dos problemas encontrados foi o acesso ao aplicativo e-título para justificar o voto. Uma tentativa de ataque cibernético ao sistema do tse também foi pontuada.
Mais cedo na cidade de Valparaíso, em Goiás, durante visita ao projeto eleições do futuro. O ministro falou do novo modelo de eleições, que foi testado no município. 31 empresas de tecnologias apresentaram soluções, nas quais os eleitores poderiam votar através de computadores e tablets. O TSE vai formar um comitê para analisar as propostas. O objetivo principal é reduzir custos.