Por Rany Veloso
O presidente Jair Bolsonaro, que disse ontem que decidiria nesta sexta-feira (10) sobre o novo ministro da Educação, fez o convite a Milton Ribeiro que é de São Paulo, pastor da igreja Presbiteriana e tem mestrado em Direito e doutorado em Educação e é integrante da Comissão de Ética da Presidência. O anúncio foi feito pelas redes sociais. É o quarto ministro da Educação em um ano e meio de mandato. O nomes de Milton Ribeiro, que também já foi reitor da Mackenzie, foi apoiado pelos ministros Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência, e André Mendonça, da Justiça e Segurança Pública.
- Indiquei o Professor Milton Ribeiro para ser o titular do Ministério da Educação. - Doutor em Educação pela USP,...
Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Sexta-feira, 10 de julho de 2020
A nomeação já foi publicada até no Diário Oficial da União (DOU).
Em participação no Banca de Sapateiro com o jornalista Arimateia Carvalho, o blog já havia adiantado que esse era o nome mais cotado de acordo com interlocutores do presidente.
O ministério está sem titular desde quando Abraham Weintraub foi demitido, no dia 18 de junho, e Carlos Decotelli só passou 5 dias a frente da pasta. Deputados da base do Governo na Câmara e aliados de outras legendas reforçaram nesta sexta-feira apoio à indicação do líder do Governo na casa legislativa, o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL/GO), para assumir a pasta.
O chefe do Executivo disse mais cedo que teve reunião com seis candidatos e estava procurando alguém com o perfil conciliador que tenha capacidade de diálogo. Bolsonaro ainda reconheceu que até agora no seu governo nada foi feito na Educação e a prova disso é desempenho ruim no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).