Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

MDB aprova projeto de divisão do fundo eleitoral de Marcelo Castro

Por blog Direto de Brasília

Marcelo Castro em reunião com as mulheres do MDB | Divulgação

Por Rany Veloso

Em reunião da executiva nacional, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), que é o tesoureiro do partido, apresentou o projeto de divisão do fundo eleitoral para os pré-candidatos. O presidente Baleia Rossi (MDB-SP), que elogiou a articulação do tesoureiro ao dialogar com diversos representantes regionais, e os outros integrantes aprovaram a separação dos recursos, mas ainda falta passar pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a liberação dos valores.

No projeto, o senador disse que também deu atenção às candidatas mulheres para que não fossem prejudicadas, por isso recomendou transparência e equidade na divisão dos recursos. 

“É uma grande honra ocupar uma posição de relevância como a de tesoureiro nacional do meu partido e poder ajudar nesse processo que não é simples, mas precisa da nossa contribuição para ser o mais transparente possível. Quero agradecer os elogios dos colegas de partido durante a reunião dessa semana e dizer que fizemos o possível para atender às exigências legais e às diversas sugestões que vieram de vários estados”, disse o senador.

Entre outros critérios, o partido irá considerar o número de representantes eleitos para a Câmara e para o Senado na última eleição geral, bem como o número de senadores filiados ao partido que, na data do pleito, estavam no primeiro quadriênio de seus mandatos.

Um dos pontos altos da reunião foi a participação da presidente do MDB Mulher, Fátima Pelaes, e do presidente da Juventude do MDB, Assis Filho, que agradeceram o apoio do partido a esses dois núcleos nas eleições de 2020.

Para as candidaturas de jovens entre 18 e 34 anos, o partido irá destinar o mínimo de 1% do FEFC. Já para as candidaturas femininas, o artigo 9º da Resolução 003/2020 do partido dispõe que o mínimo será de 30% do fundo, podendo o valor ser aumentado proporcionalmente caso o número de candidatas mulheres ultrapasse esse percentual, a fim de garantir a divisão igualitária entre as candidaturas de cada sexo.

TESTE PARA COVID-19

Após o senador Ciro Nogueira (PP) testar positivo para a doença, Marcelo Castro também fez um novo exame, uma vez que estiveram juntos com o governador Wellington Dias (PT) semana passada em Brasília, um dia antes de anunciarem o rompimento políticofato que Ciro afirma que foi unilateral.

O resultado de Marcelo Castro, que tem 71 anos, e está no grupo de risco foi negativo para a Covid-19.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES