Por Rany Veloso
Em entrevista à coluna, Marcelo Castro (MDB-PI) comemorou o anúncio do presidente Lula nesta quarta-feira (05) de que irá pagar o retroativo do piso da enfermagem, desde maio, e o 13º. "Estão de parabéns porque agora vão ter um salário digno. Não é um salário grande, mas é um salário possível que a União, estados e municípios podem pagar no momento", disse.
O senador relembrou a dificuldade para começar a pagar o salário e a sua participação ao reservar os recursos no orçamento deste ano, do qual foi relator-geral. "Oh luta difícil, porque faço parte da Frente Parlamentar da Saúde e a gente luta por esse piso da enfermagem há mais de uma década. Agora que fui o relator do orçamento já fiz a previsão dos recursos para este ano", considerou o senador.
Os valores de R$ 4.750,00 para enfermeiros, 75% para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras foi aprovado não só em Emenda à Constituição, mas também em projeto de lei e Medida Provisória para abertura de crédito. Além disso, o Supremo Tribunal Federal teve de julgar o caso, e decidiu na última segunda-feira numa votação de 8 x 2 liberar o pagamento para os recursos já assegurados e nos hospitais particulares que têm acordo coletivo entre empregadores e trabalhadores. Se não for feito, no prazo de 60 dias, obrigatoriamente terão de pagar o valor na íntegra.
MARCELO CASTRO COMEMORA USO DO CAMINHÃO DA MAMOGRAFIA NO PIAUÍ
O senador, que é médico e foi ministro da Saúde, também lembrou a passagem do caminhão da mamografia nesta quarta na cidade de Massapê do Piauí, a pedido do Dr Hilton. Castro lembra que destinou emendas parlamentares para o mesmo. "Espero que esteja contribuindo de maneira decisiva para prevenir este mal tão grande que afeta mulheres de todo mundo e naturalmente do Piauí".
O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres de todo o mundo. Com o caminhão é possível chegar aos municípios que não têm mamógrafo, responsável pelo exame preciso para detectar a doença. "E a maneira mais fácil de enfrentar esse problema é agir preventivamente", destacou Marcelo Castro.
O Caminhão da Mamografia está visitando várias cidades do Piauí e fazendo os exames em mulheres de 40 a 69 anos, faixa etária com maior incidência de diagnóstico.