Por Rany Veloso
Dentre as mudanças que o senador Marcelo Castro (MDB-PI) fez no Novo Código Eleitoral, está a de divulgação de pesquisas eleitorais. Os institutos poderão publicar as pesquisas até no dia das eleições, como é hoje, diferente do que foi aprovado na Câmara, que só permitia até a antevéspera, mas terá que publicar também os três últimos resultados do pleito anterior. O objetivo é desmascarar os instituos que fraudam os números em benefício de algum candidato. Os institutos serão identificados pelo CNPJ e não pelo nome fantasia para evitar "aparente mudança". "Um instituto de nível nacional não sabe fazer pesquisa? Sabe. Fez errada porque? Porque quer fazer", criticou Castro.
"Vai ficar patente para a opinião pública que o Instituto fez ou não fez manipulação de pesquisa. Que a gente sabe que isso existe a larga mano no Brasil inteiro, digamos assim, em todos os municípios do Brasil, em todos os estados do Brasil tem sempre algum instituto sem credibilidade procurando vender pesquisa e os políticos ficam loucos", disparou o senador.
A expectativa é que seja votado no Senado entre os próximos dois meses e depois retorna para a Câmara por causa das mudanças feitas no texto.