Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Marcelo Castro define prioridade para a Educação no Congresso

O senador que é presidente da Comissão da Educação se reúne com ONG e Comissão da Câmara para escolher quais projetos irão focar em 2021

|

Por Rany Veloso

A partir das 11 horas, por videoconferência, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado se reúne com a presidente da Comissão na Câmara, deputada Dorinha Seabra (DEM-TO) e a ONG Todos Pela Educação para definir quais temas propostos pela organização farão parte das prioridades de tramitação no Congresso em uma Agenda Legislativa pela Educação. Seria a primeira vez que se define uma agenda com prioridades para a área. O presidente da Undime, Luiz Garcia, e o presidente dos Conselho Nacional de Educação, Vitor Angelo, também participam. 

OS PROJETOS QUE DEVEM SER PRIORIDADES PARA A EDUCAÇÃO

Tramita no senado, projeto do senador Jorginho Mello (PL-SC) que sugere ao Ministro de Estado da Educação, Senhor Milton Ribeiro, a implementação de um novo método mais eficaz no sistema educacional público visando a melhoria da qualidade de aprendizagem das crianças em todo o Brasil.

Marcelo Castro destacou em reunião preparatória na última sexta, o Projeto de Lei (PLP 235/2019) que trata da criação de um Sistema Nacional de Educação para que as ações na área ocorram de forma integrada no país. O texto dispõe sobre o processo de avaliação dos sistemas de ensino, determina a elaboração de planos nacional, estaduais, municipais e distrital de educação, e especifica as fontes de financiamento da educação. Segundo Castro, o PL está pronto para ser pautado na Comissão de Educação do Senado.

A vacinação dos profissionais da educação também foi pauta levantada durante a reunião, fator diretamente ligado ao retorno das aulas presenciais.

Foi destacado ainda o empenho para garantir recursos para prover o acesso à internet aos alunos e aos professores, a regulamentação do Fundeb, o Piso Nacional do Magistério, e melhorias no Ensino Infantil e Técnico-Profissional.

A PANDEMIA FORÇOU O ENSINO REMOTO

Na última sexta-feira (16), Marcelo Castro reuniu as principais entidades que pensam a educação no país. Um dos principais temas levantados na reunião foi a Educação Híbrida, uma mistura entre ensino presencial e ensino online que ganhou destaque na pandemia.

"A percepção que temos é de que, nos últimos anos, avançamos muito na educação em termo de quantidade, e agora é a hora de avançamos em qualidade. O Brasil não está em uma situação confortável quando comparado com o mundo. Quanto à qualificação, vem a Educação Híbrida, com ênfase no Ensino Médio de tempo integral, o Ensino Técnico profissionalizante, e a valorização dos laboratórios, que são essenciais para o bom aprendizado", disse Castro.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES