Por Rany Veloso
O prefeito da segunda maior cidade do Piauí, Mão Santa, desembarcou em Brasília nesta quarta-feira (04), para receber a medalha do Mérito Legislativo. É a mais importante premiação da Câmara Federal. Ele foi indicado pelo deputado federal Júlio César (PSD-PI), membro da mesa-diretora da Casa. À coluna, Mão Santa disse que apoia e reza por Júlio César nas eleições de 2026 (vídeo abaixo).
MÃO SANTA: "APOIO [JÚLIO CÉSAR] PARA QUALQUER CARGO"
O ex-deputado, ex-senador e ex-governador do Piauí retornou à Câmara nesta quarta, para receber a homenagem, que recebeu direto das mão de Júlio César e do presidente Arthur Lira.
Questionado sobre quem vai apoiar ao Senado em 2026, Mão Santa disse que apoia Júlio César para qualquer cargo.
"Eu apoio [Júlio César] qualquer cargo dele. Eu torço, apoio, rezo e é uma vitória para o país. Ele é um dos melhores nomes da nossa política (...) Política muda muito, né, eu entendo (...) As coisas mudam muito, vão surgindo novos valores, novos líderes, o povo não tá bem, não tá satisfeito, e o povo fica aguardando um momento oportuno, ou surgir novos líderes e o povo vai acompanhar", disse Mão Santa.
MINISTRO WELLINGTON DIAS TAMBÉM FOI HOMENAGEADO
O outro indicado para receber a homenagem pelo deputado Júlio César foi o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social. O ministro reconheceu a importância do Mérito Legislativo e comemorou a redução da desigualdade, revelada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
"Fico muito feliz. A homenagem que recebo na verdade é partilhada com milhares de pessoas que trabalham comigo nas várias missões, na missão de tirar de novo o Brasil do mapa da fome, vamos tirar, a missão de ter um país com mais igualdade, veja os dados do IBGE de hoje, apontam mais igualdade, mais redução da miséria, da extrema pobreza, e significa também a redução da própria pobreza. E mais, digo que o trabalho que estamos fazendo vai ajudar a promoção da dignidade e ajudar com que o Brasil tenha uma classe média maior. De onde vira essa outra parte? Exatamente dos mais pobres. Sair da pobreza e ir para a classe média", disse o ministro.
O TERCEIRO PIAUIENSE HOMENAGEADO
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, também foi um dos homenageados, mas não compareceu. A indicação dele foi feita pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), 2º vice-presidente da Câmara, e autor de projetos polêmicos como o PL que pode criminalizar o aborto até nos casos legais.
Sóstenes também homenageou o presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump, que não veio à solenidade.
A MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO
A condecoração foi criada em 1983 e, desde então, homenageia autoridades, personalidades ou instituições, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes ao Legislativo ou ao Brasil. Neste ano, foram agraciadas 34 pessoas, dentre o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.