Por Rany Veloso
Um dia após a vitória nas urnas, Lula (PT) convocou o senador eleito do Piauí, Wellington Dias (PT), para comandar a adequação do orçamento da União para 2023, que será votado no Congresso neste ano.
A decisão foi tomada nesta segunda-feira (31) durante reunião entre Wellington, Lula, Geraldo Alckmin e Gleisi Hoffmann, a presidente do PT que vai coordenar uma das áreas da transição de governo. Gleisi já entrou em contato com o ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP).
Wellington Dias marcou para quinta-feira (03), em Brasília, uma reunião com o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator-geral do orçamento, para avaliar a proposta e propor mudanças compatíveis ao plano de governo do presidente Lula.
SINAIS DE CASA CIVIL
Cotado para assumir a Casa Civil do governo Lula, em Brasília, Wellington Dias deverá se reunir com Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, os presidentes do Senado e da Câmara Federal, a fim de estabelecer um diálogo da futura equipe do executivo com o legislativo e garantir a inclusão das propostas de campanha no orçamento.
De acordo com Wellington, o objetivo é assegurar propostas que estão no programa vitorioso das últimas eleições no orçamento para 2023. “No próximo ano já teremos que elaborar no governo o PPA - Plano Pluri Anual de 2024 a 2027. A partir daí, as diretrizes e os orçamentos detalhando o plano a cada ano. Portanto, é importante já iniciar esse diálogo para uma transição segura”, afirmou.