Por Rany Veloso
Lula apareceu pela primeira vez depois da cirurgia, com um curativo na cabeça, mas sorrindo e caminhando normalmente, pelo corredor do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
No vídeo é possível escutar Lula oferecendo um café expresso e a primeira-dama Janja falando "muito amor" e logo em seguida outra voz feminina diz: "está mais rápido que o senhor [médico]".
Lula agradeceu pelas orações e diz estar "firme e forte" e alerta que 2025 está chegando com uma agenda cheia. Além de fotos do Ricardo Stuckert, um vídeo publicado no X mostra o presidente caminhando e conversando o médico neurocirurgião que o operou, Marcos Stavale.
De acordo com uma fonte, a exposição de Lula ocorre para afastar qualquer possibilidade dele não disputar as eleições de 2026. Por isso o vídeo, no qual é possíver observar a disposição.
No boletim da manhã, foi informado que Lula já havia deixado a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e que está lúcido e orientado, dois adjetivos sempre presentes nos informes dos médicos.
Toda a orientação sobre o estado de saúde do presidente foi feita pelo próprio Lula. A ordem é para que tudo seja informado, assim como quando teve câncer em 2011.
"Agradeço por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias. Janjinha me repassou todos os recados. Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores com Marcos Stavale, o neurocirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira. 2025 está chegando e temos muitos encontros pelo Brasil e pelo mundo. Obrigado pelo carinho de vocês e por toda a dedicação da equipe médica. O amor que recebo me mantém sempre pronto para seguir!".