Por Rany Veloso
O empresário e ex-senador João Vicente Claudino, conhecido como JVC, avança nas conversas com o PDT e pode chegar oficialmente à sigla levando aliados. A perspectiva é que ele consiga expandir os quadros do partido no Piauí. Começando pelas eleições do ano que vem, aumentando o número de prefeitos eleitos.
Depois da última sexta-feira, um novo encontro ocorreu hoje (13) para acertar detalhes.
JVC não quer chegar só a um partido que é da base do governo Lula, e no Piauí está próximo ao governador do PT Rafael Fonteles.
Para mostrar força tem que levar um grupo, composto por ex-aliados de Firmino Filho. Jorge Lopes, ex-presidente da FUNDESPI, e um dos coordenadores de campanha de Sílvio Mendes (União Brasil) ao governo do Piauí no ano passado, deve se filiar junto com JVC.
A expectativa é que o movimento influencie diretamente as eleições municipais de 2024 para que se aumente o número de prefeitos, elegendo principalmente o candidato da chapa majoritária na capital Teresina. O presidente da Câmara, Enzo Samuel, está trabalhando para ser o escolhido, como o blog mostrou.
Um almoço nos próximos dias entre JVC, Jorge Lopes e os três vereadores da sigla deve servir para alinhar as estratégias.
Após a reunião da última sexta com Evandro Hidd, o atual presidente do PDT no Piauí, outros políticos e pretensos candidatos já estabeleceram contato com JVC manifestando o desejo de migrar para a sigla.
De acordo com uma fonte, JVC não pretende assumir a presidência do partido e não há nenhuma exigência partidária.
FILIAÇÃO
As conversas e o convite de filiação partiram inicialmente de Enzo Samuel e logo em seguida do presidente nacional do PDT em exercício, o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), que já cogitou marcar o ato após compromisso em Timon, cidade maranhense vizinha a Teresina. Isso porque uma comitiva do PDT nacional e o ministro da Previdência, Carlos Lupi, presidente nacional licenciado, irão ao local em breve para inauguração de um conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida.
APROXIMAÇÃO COM A BASE DO GOVERNO
Com a ida ao PDT, JVC tende a se aproximar da base do governo do estado, a quem fez oposição no último pleito, ao declarar apoio a Sílvio Mendes.
O movimento político é consciente e pode ser o início do projeto para as eleições de 2026.