Por Rany Veloso
Diante do cenário com muitas agências bancárias fechadas no interior do Piauí por causa de assaltos, o deputado federal Júlio César (PSD) se reuniu nesta quarta-feira (01) com a diretoria do Banco do Brasil e o presidente Fausto Ribeiro em Brasília para reivindicar a reabertura dos correspondentes bancários em muncípios do estado, como Jaicós e Baixa Grande do Ribeiro. Ficou certa a reabertura da agência em Miguel Alves antes do fim do ano.
O parlamentar levou aos diretores uma série de dados mostrando a necessidade dessa reabertura e que nenhum desses dava prejuízo ao banco. "Eu não posso concordar que isso seja motivo pra fechar definitivamente uma agência no Estado tão pobre quanto é o Piauí e disse pra ele que no Nordeste o estado que tem o menor número de agências é o Piauí e o PIB da nossa economia está crescendo, além da área territorial que é quatro, cinco, seis vezes maior do que a área territorial de outros estado do nordeste", justificou o parlamentar.
Durante a reunião ficou dada como certa a abertura de lojas, que funcionariam de forma semelhante às agências, nos municípios de Jaicós, Castelo e São Miguel do Tapuio, mas o deputado contesta os serviços que podem ser oferecidos nesta modalidade. "Nós queremos uma agência que tenha um quadro de pessoal competente para atender todos os segmentos de uma agência do Banco do Brasil, principalmente do crédito rural".
A promessa é de que a agência de Miguel Alves reabra as portas antes do dia 31 de dezembro e que uma nova agência será instalada em Baixa Grande do Ribeiro. "Inclusive Baixa Grande do Ribeiro tem a a maior área plantada do Piauí e a maior produção e produtividade do Piauí, tanto lá quanto em Uruçuí", ressalta. O Banco do Brasil informou também que pretende fazer um mutirão no Piauí para renegociação de dívidas.