Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Exclusivo Isabel Fonteles faz parcerias com ministro Wellington Dias e Lu Alckmin

Sem o governador, primeira-dama cumpre agendas do Pacto pelas Crianças em Brasília

Por Rany Veloso

Isabel Fonteles, a primeira-dama do Piauí, desembarcou em Brasília nesta quarta-feira (07) para fechar parcerias pelo programa Pacto pelas Crianças, do qual ela é coordenadora, com o ministro Wellington Dias e Lu Alckmin, a esposa do vice-presidente da República Geraldo Alckmin.  É a primeira vez que Isabel Fonteles cumpre agendas na capital federal sem viajar o governador Rafael Fonteles. 

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu o esboço do Complexo Pró-Infância, que deve atender crianças desde a gestação aos 6 anos de idade. Dias abriu as portas do governo federal para que o Piauí seja o piloto do projeto de assistência. Se der certo, a ideia é levar para todo o país.

Já com Lu Alckmin, Isabel firmou uma cooperação para desenvolver no Piauí o projeto Padaria Artesanal. Na sua comitiva, estavam 10 professores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação para a formação  em um curso intensivo de 8 horas para a produção de dez tipos de pães. A ideia é capacitar famílias de baixa renda, incrementar o salário e fornecer alimentos nutritivos às crianças.

"Quando ela soube do projeto Padaria Artesanal ela se interessou muito, porque através do projeto Padaria Artesanal pode qualificar as mães e as crianças terem uma alimentação mais saudável", disse Lu Alckmin em entrevista exclusiva ao blog.

"Estamos aqui com o Pacto pelas crianças do Piauí fazendo essa parceria com a Padaria Artesanal, e nós também tivemos o apoio da Secretaria de Educação e trouxemos agora 10 pessoas para serem capacitadas na panificação, na produção de 10 receitas diferentes de pães. Isso vai ser muito importante porque além de matar a fome, a gente vai combater a insegurança alimentar", ressaltou Fonteles.  

Lu Alckmin vem captando as primeiras-damas no projeto social que em Brasília é desenvolvido sem verba federal, apenas com uma consultoria do Senai. Mas no Piauí será executado com verbas do governo do estado, a partir da Seduc.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES