Por Rany Veloso
Nesta quarta-feira (20), em Brasília, o governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu em seu gabinete a portas fechadas o Dr Pessoa (Republicanos). A conversa foi inicialmente para a liberação de crédito no BRB (Banco Regional de Brasília) para obras em Teresina, como o hospital da Mulher, promessa de campanha do prefeito de Teresina. Mas o prefeito de Teresina também pediu apoio politico à chapa do Republicanos onde Ibaneis tem forte influência, no sul do Piauí, principalmente na cidade de Corrente, onde o governador já morou.
NEM LADO A, NEM LADO B!
Sem receber apoio dos principais grupos políticos que polarizam no Piauí, representados por Ciro Nogueira e Wellington Dias, Dr Pessoa vai em busca de recursos no Distrito Federal.
IBANEIS RESPONDE PEDIDO DE APOIO POLÍTICO DO DR PESSOA
"O Republicanos é um partido parceiro nosso aqui no DF e a gente tem sempre trabalhado em união. Então, aquilo que for possível ajudá-los... Tá aí a nossa deputada Marina e o pessoal da chapa todo. Certamente nós vamos fazer essa ponte para interligar o Republicanos à população do sul do estado do Piauí", afirma Ibaneis.
A ideia do prefeito é fortalecer principalmente a chapa federal do partido. A deputada federal Marina Santos, pré-candidata à reeleição, também esteve presente no encontro, pleiteando apoio.
DR PESSOA QUER "PALHINHA" DE IBANEIS NA CHAPA DO REPUBLICANOS
"O governador do DF, que nos honra, e vai ser reeleito, dando uma palhinha pra gente, isso no dizer popular, no sul do estado, a gente sai daqui mais orgulhoso dessa receptividade", destaca o prefeito.
EX-MINISTRO INTERMEDIA ENCONTRO
Foi o ex-ministro João Henrique Sousa, atual secretário de planejamento, que selou o encontro. Antes do governador, eles tiveram agenda no próprio BRB. A estimativa é de liberação de no mínimo R$ 50 milhões só para a construção do Hospital de Valorização da Mulher.
Na ocasião, foi feito o convite a Ibaneis Rocha para a inauguração do viaduto da Tabuleta, que vai levar o nome do ex-prefeito Firmino Filho, no próximo dia 15. Mas como pré-candidato à reeleição ele não poderá comparecer, mas se comprometeu em ir à capital no fim do ano.
IBANEIS FALA SOBRE MUDANÇA DE CHAPA NO DF: SAI DAMARES ALVES E ENTRA FLÁVIA ARRUDA
Para o governador, o presidente Bolsonaro foi decisivo para o união dele com o ex-governador José Arruda (PL), que estava tecnicamente empatado com ele nas pesquisas.
“O presidente teve uma importância muito grande nesse acordo. Foi um pedido dele para que caminhássemos juntos aqui no Distrito Federal”, declarou Ibaneis, mas lembrou que "algumas arestas” precisam ser aparadas.
No DF é grande o número de eleitores bolsonaristas e Ibaneis soube agregar os principais partidos da base de Bolsonaro, dando a vice à deputada federal Celina Leão (PP) e o senado a também deputada federal Flávia Arruda (PL), uma vez que o seu esposo estava desistindo da disputa pelo governo.