Por Rany Veloso
O PP de Ciro Nogueira foi o primeiro partido a declarar apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara. O movimento não foi em vão. Em breve, eles devem anunciar a federação entre as duas siglas. Motta é muito próximo de Ciro e do atual presidente Arthur Lira (PP-AL).
À coluna, o deputado federal Átila Lira (PP-PI) disse que a Federação "está praticamente certa" e deve ser anunciada depois das eleições do Congresso, em fevereiro de 2025. Lira também disse não ter dúvida que Motta será eleito.
"Ele [Hugo Motta] tem uma proximidade muito grande com o Progressista, né. A gente alinha muitas pautas juntas e a possibilidade da federação, ela é muito, muito real. Isso aí é muito praticamente certo, só que isso aí deve ser anunciado após as eleições da Câmara, ou seja, após a eleição da presidência da Câmara".
Átila Lira destacou que Motta deve seguir a mesma linha de Arthur Lira no comando da casa, o da "independência". O que poderia facilitar isso seria o bom relacionamento dele com todas as alas, da oposição à da base do governo.
"A gente está dialogando, acho que o Hugo ele representa uma unidade, né, uma independência, ele transita na oposição, transita no governo, transita em todos os partidos, tem uma experiência legislativa grande, exerceu funções importantes aqui na casa, já está no seu quarto mandato e acima de tudo, ele tem um diálogo com todo mundo, então acho que o Hugo representa essa independência e a união da Câmara dos Deputados".