Por Rany Veloso
Artistas, como, Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Padre Julio Lancelotti, Zeca Pagodinho, Zelia Ducan, Marieta Severo, assinam o "Manifesto Vida Acima de Tudo" em prol do combate à pandemia. Alguns representantes do movimento se reuniram com governadores nesta terça (16) para debaterem sobre a situação ainda caótica enfrentada pelos brasileiros um ano depois do início da doença.
Veja o manifesto pela vida no link: Manifesto à Humanidade - com assinaturas destacadas atualizada 00h00 12.03.2021.pdf
Wellington Dias, coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional de Governadores, participou do encontro na tentativa de articular no cenário nacional o pacto por medidas uniformes em todo país. “O Brasil está se unindo em torno do Pacto Pela Vida. Estamos há muito tempo propondo um pacto pela vida, e hoje já conta com o apoio da Câmara, do Senado, de ministros do Supremo Tribunal Federal, do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais e de Defensores-Gerais, de pessoas da ciência, de artistas e do setor empresarial”, declara.
Em carta aberta a sociedade brasileira no dia 10 março, 22 governadores propuseram esse pacto para minizar os efeitos da Covid-19. Por enquanto, três medidas foram propostas, expansão da vacina, aumento do número de leitos e restrições de circulação, medidas ainda tímidas que já estavam sendo executadas em boa parte do país. Eles alegam que dependem do governo federal, de quem sentem ausência de uma liderança, para unificar outras medidas.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) também divulgou comunicado em que manifesta apoio ao Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde, proposto pelo Fórum dos Governadores.
Nesta semana, entidades como CNBB, OAB, Academia Brasileira de Ciências, Associação Brasileira de Imprensa e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência também levaram aos governadores suas preocupações.