Por Rany Veloso
14 gestores do executivo estadual assinaram a carta. Dessa vez eles afirmam que já estão chegando ao limite. No documento, pedem a Bolsonaro agilidade nas vacinas via Organização Mundial da Saúde (OMS) ilustrando o exemplo de países que estão tendo sucesso no combate à pandemia com a redução no número de mortes e casos conciliando vacinas, prevenção e união política.
STF ORDENA REATIVAÇÃO DE LEITOS DE UTI PARA O PIAUÍ
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na noite desta quinta-feira (05) que o Ministério da Saúde reative 278 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Piauí destinados a pacientes com Covid-19. A ação foi impetrada pelo Governo do estado por meio da Procuradoria Geral do Estado.
O governador Wellington Dias desabafou ao dizer ser estranho o fato de ter que ir ao STF para assegurar leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid. “Hoje, o Piauí teve a decisão da ministra Rosa Weber pra poder garantir o credenciamento de 278 leitos, leitos que estão aqui lotados com a necessidade pra poder ter a chance de salvar vidas. Ou seja, é impensável, o que nós estamos vivendo é realmente impensável. Mas eu acho que é uma vitória importante do povo do Piauí, assim como do Maranhão, da Bahia, de São Paulo, de outros lugares. E, esperamos o pagamento pra que a gente tenha as condições de prosseguir atendendo a população”.
MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU 3.200 LEITOS, MAS O DÉFICIT AINDA É GRANDE NO PAÍS
Nesta semana, o Ministério da Saúde publicou uma portaria para destinar R$ 153 milhões a 3.200 leitos em 150 cidades de 22 estados. São leitos temporários por 90 dias com possibilidade de renovação. O custo médio de um leito é de R$ 1,5 mil.
Desde o fim do ano passado, com o fim do estado de calamidade, o ministério foi deixando gradativamente de pagar os leitos de UTI que haviam sido habilitados. Os governadores afirmam que dos 15 mil leitos, só ficariam 3 mil no final de fevereiro, insuficiente para atender a demanda assustadora.
O Brasil vem quebrando recordes diários da quantidade de pessoas mortas e casos confirmados. Ontem, de acordo com o Ministério da Saúde, foram 1.699 mortes e 75.102 casos confirmados. O recorde foi na quarta-feira (03) com 1.910 vidas perdidas.
Em seis estados, a nova variante mais transmissível da Covid já é maioria. São eles, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.