Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Governadora Regina Sousa: Petrobras faz bilionários às custas do povo;vídeo

Governadora do Piauí sugere que governo federal repasse dinheiro diretamente para as distribuidoras para abater o preço da gasolina aos consumidores

|

Por Rany Veloso

Ao comentar o resultado da reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a governadora do Piauí, Regina Sousa (PT-PI), criticou o lucro "astronômico", como ela mesmo denominou, da Petrobras, responsável pelos constantes reajustes no preço dos combustíveis. Para ela, é o povo que está fazendo bilionários no mundo com os lucros das ações da estatal brasileira.

"Quem tem dinheiro é a Petrobras aos custos dos combustíveis que vende. Olha, nesse quadrimestre já tem R$ 44 bilhões lucro. Então, todo ano tem dez bilionários novos na praça e é a população que vai pagar, porque é a população que mora nos estados, nos municípios, todos vão perder. Então, algumas coisas que o estado e o município fazem para população, vai sofrer", opina.

Ao defender um fundo de compensação para os estados, a governadora também diz que se Bolsonaro quiser resolver o problema ele pode. "O fundo de compensação é o melhor que poderia ser feito com os lucros astronômicos da Petrobras. Se tem alguém que pode resolver o problema é o governo federal". 

PARA A GOVERNADORA, COMPENSAÇÃO NÃO PRECISAVA SER PARA O ESTADO, PODE SER PAGO DIRETAMENTE ÀS DISTRIBUIDORAS

Os governadores saem prejudicados com a possivel aprovação do PLP (Projeto de Lei Complementar) 18/2021 e por isso buscam diminuir os danos. Regina Sousa disse ao blog que foi informada durante a reunião pelo relator Fernando Bezerra (MDB-PE)  que a decisão política do governo federal já foi tomada.

Para a governadora, se Bolsonaro não quiser repassar valores aos estados, o pagamento de uma reparação para não atingir os consumidores poderiam ser feito direto para as distribuidoras dos combustíveis.

"Se ele [governo federal] quiser dar um real de desconto do combustível, ele não precisa nem dar para os estados, ele pode dar para a distribuidora um real por litro e a distribuidora passar para a bomba. Vai ter reajuste [dos combustíveis] porque a Petrobras está mantendo o preço internacional. Se o governo der um real na ponta não vai ter aumento".

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES