Por Rany Veloso
Os senadores titulares da CPI da Pandemia acabam de aprovar, na manhã desta quarta-feira (26), o requerimento de convocação do governador Wellington Dias, do Piauí. Ele não estava na lista de governadores que seriam chamados inicialmente, mas após reunião entre os integrantes foi incluído por acordo. O critério de convocação sugerido pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e acatado por todos foi o de realização de operações da Polícia Federal sobre desvio de recursos que deveriam ser usados no combate da pandemia nos respectivos estados.
Informações de bastidores apuradas pelo blog dão conta de que foi o senador Ciro Nogueira (PP-PI), o líder da oposição no estado, que apresentou indícios de que também houve operação da PF no Piauí e só daí que o requerimento foi protocolado no sistema do Senado por Alessandro Vieira.
Havia desde as primeiras votações uma grande discussão entre os próprios senadores sobre a votação apenas dos requerimentos registrados no mínimo 48 horas antes, como estabelece o regimento.
VEJA A LISTA DOS GOVERNADORES CONVOCADOS:
Wilson Lima, Amazonas
Helder Barbalho, Pará
Carlos Moisés, Santa Catarina
Antonio Oliveira Garcia de Almeida, Roraima
Waldez Góes, Amapá
Marcos José Rocha dos Santos, Rondônia
Ibanes Rocha, Distrito Federal
Mauro Carlesse, Tocantins
Wellington Dias - Piauí e presidente do Consórcio do Nordeste e responsável pela temática da vacinação do Fórum Nacional dos Governadores
Ao blog, Dias afirma que já havia se colocado à disposição da CPI Covid.
O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, também entrou na lista de convocados, mas Cláudio Castro, o atual chefe do Executivo no estado foi retirado da lista divulgada mais cedo pelo blog.
PAZUELLO E QUEIROGA RECONVOCADOS
Após a votação dos requerimentos informação e dos governadores, a maioria dos senadores votou favoravelmente ao retorno do general Eduardo Pazuello, e do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O senador Ciro Nogueira foi o único que votou contra a reconvocação de Pazuello.
OUTROS NOMES APROVADOS PARA A CONCOVAÇÃO
A ex-secretária Especial da Covid, a médica Luana Araújo, que nem chegou assumir o cargo oficialmente, também será convocada a prestar esclarecimentos.
O ex-assessor da Presidência, Arthur Weintraub, também foi convocado para prestar esclarecimentos sobre o vídeo com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), no qual ele incentiva o uso da Cloroquina, remédio que não tem eficácia científica comprovada contra a Covid . O senador Marcos Rogério (DEM-RO) retrucou e o presidente Omar Aziz (PSD-AM) solicitou o vídeo para ser exibido na Comissão.
O empresário Carlos Wizard, dono da rede de cursos de inglês, também está na lista de convocados, porque há informações de outros depoentes que já passaram pela CPI, como o ex-ministro da Saúde Pazuello, de que Wizard teria aconselhado o presidente Bolsonaro sobre a condução da pandemia. Pazuello afirmou que foi sugerido pelo empresário a criação de um conselho paralelo ao Ministério da Saúde para orientar o presidente da República.