Por Rany Veloso
Diante da situação de emergência no Piauí por causa das fortes chuvas, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (04), o governador Wellington Dias (PT) fez uma ligação ao ministro bolsonarista Rogério Marinho, responsável pela pasta do Desenvolvimento Regional. Durante o contato, Dias relatou a Marinho como está a situação do estado com áreas alagadas como em Uruçuí, Floriano e a capital Teresina, e pediu ajuda com recursos federais.
O ministro ficou de avaliar os dados para direcionar a ajuda ao Piauí. Durante o diálogo, Marinho mencionou até a parceria semelhante com Minas Gerais. "Com o Piauí não seria diferente", frisou o ministro.
O governador também deve sobrevoar e visitar as áreas atingidas nos próximos dias.
Ainda durante a manhã, Wellington Dias se reuniu com boa parte do secretariado do governo para articular estratégias de combate ao problema. A intenção é dar respostas rápidas à população para evitar maiores impactos e desastres.
Defesa Civil, vice-governadoria, SASC, SEFAZ, Corpo de Bombeiros, Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria de Planejamento participaram do encontro. A ordem é que as ações continuem sendo integradas. É tanto que um Comitê será formado para acompanhar os boletins meteorológicos e dar suporte às Defesas Civis nos municípios.
O secretário de estado da Defesa Civil, José Augustou, informou que a pasta doou 200 cestas básicas às famílias de Teresina e a Sasc doou coichões.