Por Rany Veloso
O deputado federal do Piauí, Flávio Nogueira (PT-PI), disse que votou a favor da PEC da Anistia, mas por causa do PT. "Eu particularmente acho que não deve haver anistia, é orientação do partido [votar a favor] (...) Por mim mesmo eu deveria não tá fazendo essa anistia (...) Sou contra, votei de acordo com o PT", disse em entrevista à coluna.
Nogueira disse que é contra às cotas, mas entende que é uma regra e tem de ser obedecida. "A gente tem que obedecer às cotas, às normas. Eu posso até ser contra às cotas, mas é a lei".
ENTENDA
Duas ministras do governo Lula se pronunciaram contra à PEC da Anistia dos partidos que não cumpriram a regra de distribuir os recursos do fundo eleitoral em dobro para candidatos (as) mulheres e negros, que deveriam ocupar no mínimo 30% das cadeiras nas últimas eleições.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Anistia foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nesta semana por 45 votos favoráveis e 10 contrários. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, chegou a dizer durante a sessão que as multas do Tribunal Superior Eleitoral têm valores abusivos.
A ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, disse que a proposta é um retrocesso inadmissível, enquanto Cida Gonçalves, das Mulheres, disse que o direito político das mulheres está ameaçado.