Por Rany Veloso
O deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI) foi eleito hoje (29), vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Ele teve 28 votos de 30 titulares, 2 votaram em branco. A votação ocorreu durante sessão em plenário no Congresso Nacional. O parlamentar piauiense destacou a importância da comissão neste momento de retorno do protagonismo do Brasil no cenário internacional elogiando a postura de Lula e criticando a do ex-presidente Bolsonaro.
"Agradeço aos colegas deputados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, que votaram e confirmaram meu nome como 1° vice-presidente deste importante colegiado. A Comissão de Relações Exteriores ganha uma relevância ainda maior no governo Lula, que adota uma nova postura nas relações internacionais, após o legado negativo do governo anterior", ressaltou.
Pautas com embaixadas e acordos de cooperação entre o Brasil e outros países passam pelo hall de atividades da Comissão.
"Queremos contribuir para o desenvolvimento do país. E nosso objetivo é transformar necessidades internas em possibilidades externas. Nesse sentido, vamos trabalhar para recuperar e ampliar a presença do Brasil no mundo", observou.
Flávio Nogueira era cotado inicialmente para a vice da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), a mais importante da Câmara, mas foi convencido pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e pelo líder do partido na Câmara, Zeca Dirceu, a ceder espaço para aliados, e assim André Janones (Avante-MG), que atuou fortemente nas redes sociais na campanha de Lula, assumiu o cargo.