Por Rany Veloso
A Frente Parlamentar da Reforma Administrativa lança nesta segunda-feira, 29, às 18h, uma semana de discussões sobre como tornar o serviço público mais eficiente, moderno e próximo dos cidadãos. Estão programadas cinco lives com deputados, senadores e especialistas para debater os principais pontos da reforma Administrativa e seus efeitos na União, estados e municípios.
O deputado federal Flávio Nogueira (PDT), como o blog havia adiantado na semana pasada, é o único piauiense na Frente que debate uma das reformas mais importantes que será votada neste ano. “Acreditamos que o debate sobre as reformas será a melhor alternativa para lidar com a racionalização da administração pública e com o aumento do endividamento do país, possibilitando instrumentos para organizar a saída da crise econômica”, defendeu.
POSSIBILIDADE DE FALHA NO PROCESSO SELETIVO
O parlamentar, que coordena a área de Seleção e Recrutamento, pontua que experiências em outros países demonstram que algumas nações despertaram para a importância de se buscar servidores que tenham não apenas conhecimento acadêmico, mas que também sejam bons profissionais. “É possível que a morosidade do serviço público, o excesso de burocracia e a pouca dedicação e interesse no bem-servir por parte de alguns funcionários possam estar ligados à falha existente no processo seletivo”, avalia o deputado.
DISCUSSÃO DA REFORMA EM LIVES
Enquanto o texto da reforma Administrativa do Executivo não é enviada ao Congresso Nacional, representantes da sociedade civil organizada, como a Comissão de Legislação Participativa (CLP) - Liderança Pública e o Instituto República, e um grupo de parlamentares de diferentes partidos vão levantar diagnósticos, propor soluções e esclarecer aos brasileiros as principais questões que ainda geram dúvidas sobre a questão.
Neste sentido, os parlamentares e especialistas se dividiram para analisar temas que norteiam o debate, desde a desburocratização e simplificação dos atos do poder público até a avaliação de desempenho e desenvolvimento por competências entre os servidores.
Com o tema “O que a Reforma Administrativa pode fazer pelo Brasil”, participam da live de lançamento os senadores Antônio Anastasia (PSD-MG) e Katia Abreu (PP-TO), o deputado-federal Tiago Mitraud (Novo-MG), o secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, Paulo Uebel, e o fundador do CLP, Luiz Felipe d'Avila.