Por Rany Veloso
Diante do cenário ainda de pandemia no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou oficialmente o Plano de Seguranças das Eleições deste ano, elaborado por consultores dos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e do instituto Fiocruz. O ministro Luís Roberto Barroso frisou a importância de que os 147 milhões de eleitores brasileiros sigam as orientações em prol da saúde de todos.
A campanha Vote com Segurança orienta que o uso da máscara entre os eleitores é obrigatório, caso esqueça, será impedido de entrar em sua seção eleitoral. Em todos os locais de votação terá álcool em gel para limpeza das mãos , obrigatoriamente, antes e depois da ida à urna. Os mesários receberão máscaras descatáveis, que deverão ser trocadas de 4 em 4 horas e o face shield (protetor facial), além do álcool em gel para proteção individual.
Quando o eleitor for apresentar o documento com foto e o título eleitoral, não precisa entregar ao mesário, a orientação é de exibir esticando o braço. Se o mesário tiver dúvida na identificação, ele pode pedir para o eleitor se afastar dois passos e abaixar brevemente a máscara para confirmar se aquele documento corresponde à pessoa.
Um observação importante é que cada uma deve levar a sua caneta. Caso o eleitora esqueça, será necessário borrifar álcool na caneta de uso comum após o uso de cada eleitor.
Eleitores e mesários que estiverem com febre deverão ficar em casa, assim como os que tiverem sido diagnosticados com a Covid-19 nos últimos 14 dias anteriores à data da eleição. No caso dos eleitores, é possível justificar a falta por esse motivo. Já os mesários precisam comunicar imediatamente à sua zona eleitoral para que seja providenciada sua substituição.
Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos. A principal mensagem da Justiça Eleitoral é a de que o eleitor permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evite contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer tempo desnecessário nos locais de votação.
O primeiro e o segundo turno estão marcados, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, abrindo uma hora mais cedo, das 07h as 17 horas. Lembrando que as três primeiras horas devem ser destinadas às pessoas do grupo de risco, como os idosos.