Por Rany Veloso
Dr Pessoa, o prefeito de Teresina, não reagiu nada bem às declarações de Gracinha Mão Santa, filha do prefeito Mão Santa, ao blog, quando disse nesta terça-feira (05) que não irá fazer dobradinha com nenhum pré-candidato a deputado federal e por isso liberaria suas lideranças, que de certo direcionam apoio a ela como pré-candidata à deputada estadual e aos pré-candidatos ao governo Sílvio Mendes (União Brasil), Joel Rodrigues ao Senado e Bolsonaro a presidência.
Mas de acordo com o prefeito, Gracinha já tem acordo sim com um pré-candidato a deputado federal que está na chapa do Republicanos. José Luís de Carvalho, conhecido como professor Zé Luís, é filho de Parnaíba, como Gracinha, e é uma indicação de Valdeci Cavalcante à chapa federal do partido de Dr Pessoa.
"Esperta não vai dormir no meu ninho", disparou o prefeito, que disse ao blog não aceitar esse tipo de posicionamento de Gracinha de maneira alguma. "Vou conversar com o Dr Valdeci Cavalcante. Quero a foto dos dois nos santinhos". Caso Gracinha não aceite, Dr Pessoa diz que não será possível a parceria.
A aposta no professor Zé Luís é alta. Ele é presidente da Academia Parnaibana de Letras, radialista, escritor e é bastante reconhecido na segunda maior cidade do Piauí, que tem mais de 100 mil eleitores e eles pretendem tirar 40 mil votos.
Acontece que, como o blog disse ontem, durante o evento de filiação ao Progressitas no último sábado, em Parnaíba, ao norte do Piauí, foi flagrado um banner de Gracinha Mão Santa com o senador Elmano Férrer (PP), que é pré-candidato a deputado federal.
Também há informações de uma aliança de Gracinha com o deputado estadual Júlio Arcoverde, presidente do PP no Piauí, que também irá concorrer à Câmara.
Talvez a estratégia de Gracinha seja não revelar nenhuma das suas parcerias, mas mantê-las por questões de viabilidade eleitoral.