Por Rany Veloso
Em meio à insatisfação na chapa estadual do Republicanos, Dr Pessoa, que é o líder do grupo no Piauí, em entrevista ao blog disse que eles não terão repasses do fundo eleitoral. Isso porque o foco da sigla é eleger deputado federal. Mas afirmou que vai ajudá-los a custear as depesas de campanha de alguma forma, no entanto não disse como e já descartou o uso da prefeitura e a compra de votos. "Sem usar a máquina pública, a máquina pública em detrimento a voto, não vou nem falar compra de voto porque não é o estilo do prefeito", dispara.
Dr Pessoa disse que está em busca de uma solução após ouvir os pré-candidatos. "Agora os deputados estaduais que estão clamando não, estão conversando com o prefeito, lógico que nós vamos dar um jeito para apoiar (...) mas para as depesas normais, material de campanha política tem que ter e o prefeito tá fime para ajudar os que não vão receber fundo eleitoral".
FUNDO ELEITORAL
É o valor repassado pelos partidos para a campanha, uma vez que desde 2015 o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o patrocínio de empresas. A quantia é calculada com base na quantidade de deputados federais, por isso o interesse em eleger nomes à Câmara. O tempo de TV é dividido também nessa proporção.
Neste ano, o Republicanos nacional vai receber R$ 239.601.848,47. Esse valor será dividido entre os diretórios regionais. O teto para cada candidato do partido será de R$ 3 milhões.