Por Rany Veloso
O saldo das reuniões ministeriais em Brasília para o Dr Pessoa foi positivo, principalmente pelo capital político. Isso porque novamente os três senadores do Piauí o acompanharam e fizeram as devidas recomendações. Dessa vez ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A intenção era sair com um repasse à prefeitura para compensar os gastos com a Saúde, que ultrapassam R$ 400 milhões, mas ainda não há definição do valor exato, porque as tabelas apresentadas não batem com as do Ministério da Saúde. O secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, ficou de rever os dados.
“São reuniões conduzidas, orientadas, preparadas pelo ministro João Henrique. E com três senadores da república, foi um afago total, um carinho especial. Lógico que o ministro da saúde nos recebeu com carinho também especial. Então, tudo foi bom, tudo foi de projeção boa e resultados bons, por quê? Primeiro, o momento foi agradabilíssimo, o segundo momento eu acho que vai acatar alguns pedidos para cuidar do povo de Teresina no olhar para a saúde”, afirma o prefeito otimista com os repasses extras do Ministério da Saúde.
Questionado se João Henrique Sousa se encaixaria no perfil da Secretaria de Governo, Dr Pessoa disse que o secretário de Planejamento tem o perfil para ocupar qualquer pasta, mas revelou que já tiveram dificuldades. “Ele é um homem preparado. No início, fiquei assim com uma pequena ‘ciumada’ dele, achando que ele queria [...] Olha que eu estou aqui nos canais de televisão, sou assim mesmo, e depois pedi desculpa a ele, é indispensável, um cidadão como ele, do conhecimento, da amplitude, da amizade que ele tem, o prefeito não pode rejeitar a sua colaboração. Portanto, é meu amigo, está nessas tratativa e nós vamos fazer muito mais juntos”.