Por Rany Veloso
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou nesta quarta-feira (21) uma portaria, que foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta (22), aumentando em R$ 28 milhões por ano a verba para custeio do Hospital Universitário do Piauí (HU).
A liberação de recursos atende o pedido do deputado federal Dr. Francisco (PT-PI) para elevar o teto da MAC (valor disponível para custear ações e serviços de saúde de Média e Alta Complexidade) do HU. O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, também entrou na articulação. A demanda inicial foi apresentada pelo superintendente do HU, Paulo Márcio.
DINHEIRO DEVE SER UTILIZADO EM MAIS CIRURGIAS E TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER
“É uma receita que passa a ser incorporada ao teto anual do HU, que possibilitará ampliação da quantidade de cirurgias, especialmente as cardíacas, tratamento de câncer, mais leitos para internações, além de exames e consultas de especialistas para reduzir as filas de espera dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Agradeço ao presidente do Lula e à ministra Nísia Trindade pela sensibilidade em autorizar esses recursos que resultarão em mais atendimento, mais prestação de serviços especializados para a população de todo o Piauí”, disse Dr Francisco.
A assinatura da portaria aconteceu durante reunião da ministra com o deputado federal e o ministro, em Brasília, acompanhada de forma remota (online) pelo presidente da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Arthur Chioro, o superintende Paulo Márcio e o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Gildásio Guedes.
O deputado também acredita que o investimento irá favorecer a formação de profissionais de saúde, uma vez que o Hospital tem programas de residência médica.