Por Rany Veloso
Como o blog havia antecipado, o deputado federal Dr Francisco Costa (PT-PI) será o relator do Bolsa Família na Câmara dos Deputados. A decisão foi confirmada nesta quinta-feira (13) pelo líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, mas ele só será designado oficialmente na próxima terça-feira, dia 18. Costa, não por um acaso, é aliado de primeira hora do ministro Wellington Dias (PT), do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo Bolsa Família.
O acordo foi fechado hoje após reunião de líderes na casa do presidente da Câmara Arthur Lira (PP), que mesmo operado e sem agendas previstas nesta semana, tirou a relatoria do Minha Casa Minha Vida do segundo deputado mais votado do país, Guilherme Boulos (PSOL-SP) e deu a um aliado do União Brasil, assim ficou a critério do PT a escolha do relator do Bolsa Família. Lembrando que há uma federação PT/ PCdoB e PV, mas por revezamento o PT leva a melhor e o petista piauiense foi indicado.
O blog já havia mostrado em fevereiro que Wellington Dias tinha dado a missão ao Dr Francisco de ficar atento à Medida Provisória. Costa já foi líderna Assembleia Legislativa do Piauí de Wellington Dias quando o mesmo era governador. Há afinidade e missão dada: não desidratar a proposta do governo, sobretudo aos olhos da oposição que tentam atingir os principais programas sociais do governo Lula.
FRANCISCO COSTA DEU ENTREVISTA AO BLOG SOBRE A MP DO BOLSA FAMÍLIA ANTES DE SER ESCOLHIDO