Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Dr. Francisco Costa busca recursos para saúde em Brasília ao lado de aliados

2026 já começou e deputados buscam liberação de recursos para salas para hemodinâmica em duas cidades do Piauí.

Por Rany Veloso

Após participar da entrega de 156 ambulâncias ao lado do ministro Alexandre Padilha, em Brasília, o deputado federal Dr. Francisco Costa (PT-PI) esteve em reunião no Ministério da Saúde, com a presença do secretário de Atenção Especializada da Saúde, Mozart Sales, para pedir a liberação de recursos destinados à compra de equipamentos de hemodinâmica para os hospitais regionais de Floriano e Picos. 

Dr. Francisco Costa busca recursos para saúde em Brasília ao lado de aliados - Imagem 1

Também participaram da reunião o deputado estadual Marcus Vinícius Kalume (PT) e o superintendente de Atenção Primária à Saúde, Dirceu Campelo.

Além dos investimentos para os hospitais, os parlamentares levaram ao ministério a demanda para que a APAE de Floriano seja habilitada como um Centro Especializado em Reabilitação (CER II).

Para que serve a hemodinâmica?

A hemodinâmica é um campo da medicina que estuda a circulação do sangue e a saúde cardiovascular. Suas principais funções incluem:

•Analisar o fluxo sanguíneo no corpo

•Avaliar o funcionamento do coração

•Examinar a saúde dos vasos sanguíneos

•Identificar obstruções nas artérias coronárias

•Diagnosticar e tratar doenças cardíacas

•Corrigir defeitos congênitos no coração

Articulações políticas de olho em 2026

Embora as eleições municipais tenham ficado para trás, os olhos de Dr. Francisco e Marcus Vinícius já estão voltados para 2026. Ambos são aliados estratégicos e buscam fortalecer sua base política em Floriano.

Na disputa de 2024, Dr. Francisco apoiou Kalume na corrida pela prefeitura da cidade, mas a derrota não encerrou os planos do grupo. O foco agora é ampliar sua influência nas eleições gerais, mirando não apenas 2026, mas também um projeto político para 2030.


*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com