Por Rany Veloso
À coluna, o líder da oposição na Câmara, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), criticou a atuação do ministro Flávio Dino e disse ser um "absurdo" a punição ao Telegram após enviar mensagens a todos os usuários brasileiros contra o Projeto de Lei das Fake News. "As plataformas como Telegram, Google, fazem campanha contra o projeto porque serão afetadas de uma forma gigantesca com a aprovação do projeto e elas serão punidas. Se elas tivessem fazendo campanha a favor do projeto seriam punidas? Isso daí é a demonstração de censura", disparou
Nesta quarta (10), o ministro Alexandre de Moraes do STF ordenou que o Telegram apague todas as mensagens enviadas nas quais diziam que o PL das Fake News acabaria com a liberdade de expressão e envie novo comunicado citando que houve "ilícita densiformação", caso contrário, estabeleceu multa de R$ 500 mil por hora e até suspensão por 72 horas do aplicativo no Brasil.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já havia dito que iria notificar a plataforma e tomar as providências legais contra o que ele chamou de ataque à democracia e amontoado de desinformação.