Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Operação sobre fake news identifica 11 perfis falsos no Twitter

Inquérito apura notícias falsas e ataques ao STF

Por Rany Veloso

O blog teve acesso à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito das Fake News, que apura ataques às instituições e aos membros do poder judiciário, além da existência de uma rede de produção e propagação das notícias falsas. Nas 32 páginas que embasaram a operação da Polícia Federal (PF) de hoje que cumpriu 29 mandados de busca e apreensão, o relator define o grupo responsável pelo envio de mensagens em massa como associação criminosa e identificou quatro empresários como financiadores, por isso, o sigilo bancário deles também foi quebrado.

De acordo com a investigação em curso, 11 perfis falsos foram identificados na rede social Twitter, como o Bolsoneas e o Patriotas, todos listados na página 11 da decisão que está no link logo abaixo.

Nas páginas seguintes, vários diagramas que mostram as pessoas vinculadas às redes.

Na página 27, há um print (cópia) de uma conversa que indica a existência de um grupo de empresários, chamado Brasil 200 Empresarial, no qual recolhiam dinheiro entr si para impulsionar os conteúdos com ofensas e notícias falsas a fim de desestabilizar as instituições democráticas e independência entre os poderes.

Na decisão há também o depoimento dos deputados federais Joice Haselmann (PSL/ SP) e Alexandre Frota (PSDB/SP), que eram aliados de Bolsonaro. Eles afirmam que o esquema de envio de mensagens falsas em massa tem como base o chamado "gabinete do ódio" que ficaria no Palácio do Planalto, sendo liderado pelo vereador Carlos Bolsonaro, e teria apoio e participação de outros políticos, blogueiros e empresários. 

VEJA A DECISÃO PARA OS MANDADOS NA ÍNTEGRA NO LINK ABAIXO:

mandado27maio.pdf

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES