Por Rany Veloso
Em cerimônia fechada a poucas autoridades, como o blog adiantou ontem, o piauiense Kassio Nunes Marques, 48 anos, tomou posse por volta das 17 horas desta quinta-feira (05) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Os presidentes da República, Jair Bolsonaro, da Câmara e Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, estiveram presentes no plenário. Em cerca de 15 minutos, Kassio Nunes foi conduzido a sua bancada pelo veterano Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. O novo ministro não falou com a imprensa e nem discursou, apenas prestou compromisso para assumir o cargo. “Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro do STF, em conformidade com a Constituição e as leis da República”. Após assinar o termo de compromisso, Nunes Marques foi empossado no cargo pelo presidente do STF, Luís Fux.
O governador do Piauí, Wellington Dias, o presidente Assembleia Legislativa do estado, Themistocles Filho, e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins acompanharam a cerimônia online. “Tem conhecimento, competência, capacidade de articulação, uma pessoa que valoriza a Constituição brasileira, a lei. É um ganho para o Nordeste, do meu querido Piauí, que tem muitas qualidades” afirmou o governador.
Luiz Fux fez uma breve fala, ressaltando que Nunes Marques, como será chamado na Suprema Corte, tem todos os pré-requisitos para assumir o posto, como reputação ilibada, notável saber jurídico e, acima de tudo, independência. “Vossa Excelência tem reputação ilibada, tem, pelo seu currículo, notório saber jurídico. Vossa Excelência tem conhecimento enciclopédico e, acima de tudo, independência olímpica. Seja muito bem vindo. Que Deus proteja a sua caminhada”, falou Fux.
Kássio Nunes Marques, 48, é nascido em Teresina, formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí e pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Messina, na Itália. Exerceu os cargos de juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Kássio Marques é o 6° piauiense a integrar o Supremo. O último havia sido Aldir Passarinho, que deixou o STF em 1991.