Por Rany Veloso
Uma das grandes preocupações e tema explorado em campanha é a independência da Câmara e Senado, isso porque os novos presidentes foram apoiados pelo presidente da República. Questionado sobre isso, o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, disse ao blog que Bolsonaro não quer um surbordinado.
"Arthur Lira vai marcar muito sua independência, mas vai ser um aliado para que o governo federal possa aprovar as medidas fundamentais para o desenvolvimento do país. Pautas como a Reforma Tributária, que é fundamental para atrair investimentos, diminuir nossos custos, simplificar a vida dos cidadãos ao pagar seus impostos", defende Ciro e logo em seguida faz crítica a Rodrigo Maia. "Antigamente nós tinhamos um presidente da Câmara que não deixava as coisas serem votadas, serem discutidas por questões políticas", pontua.
Muito se fala que a independência do Congresso está comprometida, mas vale lembrar que é uma via de mão dupla e os novos presidentes do Legislativo têm muito poder nas mãos. Isso pode significar que Bolsonaro, que já estava a mercê do Centrão, fica mais ainda.