Por Rany Veloso
Em entrevista exclusiva ao blog, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) defendeu o presidente Bolsonaro e criticou os outros membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que ao seu ver, não querem explorar os desvios "bilionários" de recursos nos estados. Para o senador, o tema deve ser colocado imediatamente em pauta e mandou recado, "meu amigo, quem não deve não teme".
O parlamentar criticou fortemente a análise da Consultoria do Senado sobre o seu requerimento que foi corrigido por sua equipe e limita o envio de notas fiscais e demais comprovantes de ordem bancária à CPI aos municípios acima de 200 mil habitantes, "esse parecer da consultoria do Senado é um parecer absurdo, que não merece outro tratamento a não ser jogar na lata do lixo". Inicialmente, os pedidos não só de notas, mas também de inquéritos na Policia Federal e relatórios dos Tribunais de Contas, eram a municípios com até 200 mil habitantes. Na prática, no Piauí, onde o senador tem mais de 90 prefeituras, só atinge a capital Teresina, a qual tem como prefeito Dr Pessoa (MDB-PI), que não é aliado de Ciro.
"Porque você dizer que é abuso nós escandalizarmos desvio de recursos públicos, desvio de recursos públicos tem que ser escandalizado, tem que ser mostrado para a população. Não tem que ser escondido não. Nós temos que averiguar doa a quem doer", dispara.
O governador Wellington Dias (PT-PI), o maior rival de Ciro, possivelmente será uma dos convocados a prestar esclarecimentos na CPI. O requerimento foi protocolado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE). O pedido é para que ele explique sobre a compra de respiradores e outros atos envolvendo o Consórcio Nordeste.
CIRO DIZ QUE ÚNICO OBJETIVO DA CPI É ATACAR BOLSONARO
Na segunda semana de depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, o senador reforça o discurso da base do presidente e afirma que boa parte dos senadores estão lá somente para mirar em Bolsonaro. Ciro admite que governo gastou R$ 200 mil com Cloroquina, mas acredita que seja melhor focar no caminho dos bilhões de reais enviados aos estados. "Essa CPI se tornou num verdadeiro palco político, apenas. O único intuito é atacar o governo. Se não mudar o seu rumo vai perder completamente a credibilidade [...] e os bilhões de reais que foram transferidos para os estados? alguns com acusações de desvio de recursos. Algumas pessoas na CPI não querem tratar desse assunto".
VEJA A FALA DO SENADOR NO VÍDEO: