Por Rany Veloso
Depois de passarem o dia recebendo mais de uma centena de prefeitos eleitos no Congresso Nacional, em Brasília, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) e o deputado federal Júlio César (PSD-PI) realizaram uma festa nesta terça-feira (05), no Lago Sul, para comemorar a vitória nas eleições.
O PSD e o MDB foram os campeões de prefeitos eleitos do Piauí.
Cinco ministros do governo Lula (Renan Filho, Wellington Dias, Waldez Goes, Celso Sabino e Alexandre Padilha), o governador Rafael Fonteles e outros deputados marcaram presença.
Apesar da festa conjunta, os anfitriões negaram uma “união de candidatos” ao Senado para 2026, mas juntos posaram para muitas fotos, discursaram e pagaram a conta para mais de 400 convidados.
Marcelo Castro disse à coluna que “não se trata disso [união para 2026]” e explicou o motivo de dar uma festa com Júlio César.
“O Ciro já havia marcado um almoço com os prefeitos. Aí nós temos que marcar um jantar para os prefeitos. Aí imagina um jantar, um grupo, eu iria fazer um jantar e certamente o Júlio César iria fazer um jantar (...) Nós achamos mais lógica fazermos juntos. É só isso. Não tem nada demais. Até porque as candidaturas de senador até essa altura não estão definidas”.
CHAPAS PARA 2026 E FUSÃO CRUZADA
O PSD e o MDB querem repetir a fórmula do sucesso para a próxima eleição. Candidatos a deputado estadual somente numa das siglas e a deputado federal na outra.
Publicamente, Júlio César disse que ainda não foi definido. Mas ontem mesmo fez o convite à deputada estadual Bárbara do Firmino, que está a procura de uma sigla da base do governo, para onde migrou depois de romper com o PP de Ciro Nogueira.
A filha do ex-prefeito histórico de Teresina, Firmino Filho, disse à coluna que vai concorrer à reeleição em 2026, mas não bateu o martelo em qual sigla.
Bárbara confirmou que vai continuar a dobradinha com o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, que era do MDB e está no PSD por causa do acordo da chapa cruzada.
“Com certeza, a gente já firmou esse compromisso”, afirmou.
Além de Bárbara, outro nome deve compor a chapa do PSD. De acordo com uma fonte, Julinho (filho de Júlio César) será o candidato à Assembleia Legislativa.
“O Julinho já havia há algum tempo trabalhando seu nome, mas a decisão vai ser em 2026”, disse Júlio César.
Conclusão: as discussões por enquanto indicam que desta vez o MDB terá a chapa de federal e o PSD a estadual.