Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Base aliada do governo sobre pesquisa: “desde 2002 estamos ganhando”

Fonte ouvida pelo blog argumenta que embora Rafael Fonteles não seja reconhecido por 44% do Piauí, o peso de Lula pode reverter

|

Por Rany Veloso

Após resultado da Pesquisa Amostragem com os pré-candidatos ao governo do Piauí, que mostra Rafael Fonteles (PT) a frente de Sílvio Mendes (União Brasil), quando o nome do pré-candidato petista é associado ao de Lula, a base aliada interpreta que o tempo e a estratégia de campanha podem favorecer Rafael. Isso porque, quando ele não é ligado a Lula a intenção de votos diminui e fica atrás de Sílvio Mendes, mesmo que em desvantagem menor do que no primeiro cenário.

Já em relação ao tempo, é que mesmo levando em consideração que ainda mais de 40% da população não conheça o ex-secretário de Fazenda Rafael Fonteles, como o número de deputados estaduais da base no Piauí (25) é maior do que na oposição (5), então no período de pré-campanha e campanha mais gente trabalhará por Rafael.  

"Desde 2002 estamos sempre ganhando", avalia uma fonte ao blog. Isso porque o grupo da base aliada ao governo é maior do que o da oposição. E com isso, historicamente, além da máquina ao seu favor, nas eleições estaduais o PT vem se dando melhor. A exemplo de nomes da política que perderam quando estiveram do outro lado do palanque, como Wilson Martins e João Vicente Claudino. Assim como os senadores Elmano Férrer (PP) e Ciro Nogueira (PP), líder da oposição, que foram eleitos quando estavam no palanque do governo.

VEJA OS CENÁRIOS DA PESQUISA AO GOVERNO

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES