Por Rany Veloso
Proporcionalmente, a bancada na Câmara do PT do Piauí é a maior dentre todos os estados, quatro dos dez deputados federais, e quando se fala de federação são cinco, porntato 50%. Por esse motivo que Francisco Costa, Florentino Neto, Flávio Nogueira e Merlong Solano estão juntando forças para marcar território em Brasília. Durante os encontros com Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha eles mostraram o peso do estado e consequentemente apresentaram suas demandas.
A estratégia é inteligente. O jogador tem que se preparar antes de entrar oficialmente no campo. Com Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT e também deputada federal, eles falaram sobre o cenário nacional no intuito de terem uma participação mais ativa na Câmara, como por exemplo, em comissões importantes.
Eles também convidaram Gleisi para uma visita ao Piauí. Florentino Neto disse ao blog que irá levar a presidente para conhecer o Delta do Parnaíba, região que ele conhece bem e espera apoio do PT para lançar a esposa Flaviana como candidata à prefeitura de Parnaíba,
Com o ministro de Articulação, os deputados demonstraram interesse na indicação de mais cargos do governo federal do segundo escalão em diante. De antemão, eles deixaram claro que os nomes propostos serão técnicos de acordo com a área.
Um outro ponto debatido é a nova estrutura dos orgãos do governo. Os deputados ainda não sabem como são os formatos dos cargos federais no Piauí. A expectativa é que no dia 25 saia uma portaria definindo e só então é que vão poder bater o martelo.