Por Rany Veloso
A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) corre atrás do prejuízo após trecho de uma entrevista a um podcast viralizar nas redes sociais. Hoje, o presidente gravou um vídeo ao lado da primeira-dama Michele Bolsonaro e a embaixadora da Venezuela, Maria Tereza Belandria. Ele pediu desculpa e afirmou que as palavras foram colocadas fora de contexto.
Para apagar o incêndio, Michele e a ex-ministra da Mulher e Direitos Humanos Damares Alves foram ao abrigo onde as jovens venezuelanas foram acolhidas.
A primeira-dama argumentou que no Brasil atualmente vivem 375 mil venezuelanos.
Bolsonaro usou o termo "pintou um clima" ao ver jovens venezuelanas produzidas durante a pandemia na porta de casa insinuando prostituição das mesmas.
O presidente disse que entrou na casa e fez uma live. De acordo com aliados, o objetivo era denunciar a situação econômica da Venezuela.
A oposição está entrando com ações contra o presidente. O senador Randolfe Rodrigues pediu providências ao STF alegando prevaricação de Bolsonaro e a deputada Maria do Rosário (PT-RS) com o deputado Distrital Fábio Félix (PSOL-DF), encaminharam ao Ministério Público Federal uma ação pedindo apuração do caso, também argumentando que Bolsonaro cometeu crime de prevaricação. Eles pedem ainda que o órgão averigue a segurança e o bem-estar das menores venezuelanas.