Por Rany Veloso
Por videoconferência, 25 dos 27 governadores do país, participaram de reunião preparatória do Fórum de Governadores. Eles também definiram os temas que devem ser priorizados com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em encontro marcado para amanhã (21). A necessidade de integração entre governadores, presidência e sua equipe, prefeitos e iniciativa privada para traçar as medidas de saúde de combate ao Coronavírus é uma opinião unânime a todos.
O governador do Piauí diz que neste momento não é necessário só o diálogo, mas um plano concreto sobre a saída da crise da saúde e econômica. “A grande prioridade, que está acima de qualquer divergência, é salvar vidas e trabalhar naquilo que a ciência recomenda para área da saúde e tomar as decisões com segurança”, explicou Wellington Dias, enfatizando que há a preocupação com a economia e o emprego, mas que é preciso levar em conta a necessidade de proteger a vida.
O governador destacou um projeto sancionado pelo Congresso Nacional sobre liberação de recursos para estados e municípios. Ao mesmo tempo, ele afirma que a garantia aos empréstimos com bancos nacionais e internacionais seja mantida. “Esse é o caminho que será muito positivo por parte dos governadores para reunião desta quinta-feira com o presidente da República”, declarou.