Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

10º dia de apagão no AP: TSE adia eleições e senadores vão à justiça

Por blog Direto de Brasília

| Arquivo pessoal

Por Rany Veloso

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu o pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado de Amapá, de suspender as eleições municipais marcadas para o próximo domingo. O presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, já havia dado uma liminar a meia-noite desta quinta-feira (12), e durante a manhã, os demais ministros confirmaram a decisão.

De acordo com Barroso, que consultou a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Exército e a Polícia Federal (PF), há convocações para manifestações no próximo domingo até nos locais de votação. E diante desse cenário, de instabilidade causada pela falta energia na região, o principal motivo para adiamento da ida às urnas seria a falta de segurança.

Só na última semana foram mais de 50 manifestações. Populares depredaram um posto da polícia que nem havia sido inaugurado. Queimar pneus nas BRs que cortam o estado também tem sido um problema rotineiro.

Além disso, a polícia no estado teve uma baixa porque muito agentes de segurança foram afastados após confirmação de diagnóstico da Covid-19.

"Havia consenso a cerca dos riscos da realização das eleições deste domingo em razão da instabilidade no fornecimento da energia, do aumento expressivo do aumento da criminalidade e sinais da convulsão social", explica Barroso durante voto na sessão do TSE.

Ainda não há uma nova data para a realização do ato democrático, mas o o ministro Alexandre de Moraes afirmou que não há possibilidade de prorrogação de mandato. Por isso a corte estipulou um prazo máximo para o dia 27 de dezembro. Quem decidirá a próxima data será a justiça eleitoral do estado quando o fornecimento da energia normalizar.

SENADOR RANDOLFE RODRIGUES INGRESSA COM AÇÃO NO TSE PARA ADIAMENTO DE ELEIÇÕES EM TODO O ESTADO

A Frente Macapá Solidária protocolou nesta quinta-feira (12) o pedido de adiamento das eleições ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todos os 13 municípios que estão sendo atingidos pela pandemia.

"Só não entendemos porque o adiamento das eleições somente em Macapá. Por que adiar só em Macapá? Os mesmos problemas que estão ocorrendo em Macapá ocorrem principalmente em Santana e em Mazagão", declarou ao blog o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

DAVI ALCOLUMBRE PEDE INVESTIGAÇÃO À PF E AO MPF SOBRE REAL CAUSA DO INCÊNDIO NA SUBESTAÇÃO DE ENERGIA EM MACAPÁ

A assessoria de imprensa da presidência do Senado informou que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), vai solicitar investigação à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal sobre as causas do incêndio na subestação de energia que provocou um apagão no Amapá.

Segundo Alcolumbre, um laudo preliminar da Polícia Civil informa que aparentemente não foi um raio que causou o acidente, contrariando todas as informações anteriores. Com o pedido, o presidente do Senado disse que pretende esclarecer o que aconteceu e estabelecer a verdade dos fatos.

REFLEXOS POLÍTICOS

O certo é que o apagão no estado tem causado uma série de problemas em cadeia, a falta de energia tem como consequência o desabastecimento de água, de alimento e aumentado os números da violência e dos infectados pelo Coronavírus.

As consequências na política não poderiam ser outras. O irmão do senador Alcolumbre, Josiel Alcolumbre (DEM), que concorre à prefeitura na capital apoiado pelo atual prefeito, Clécio Luiz (sem partido), caiu 9 pontos na última pesquisa do Ibope na região. De 35% foi para 24%.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES