Direto da China

Experiências de Rany Veloso direto da China

Lista de Colunas

Exclusivo Fonteles na China quer Banco dos Brics financiando Projeto Intermodal do PI

Governador chegou a Pequim e dentre as agendas, Zona Internacional do Hidrogênio Verde e a maior Companhia de Infraestrutura do Mundo

Por Rany Veloso

Em entrevista exclusiva à Rede Meio Norte nesta segunda-feira (23), Rafael Fonteles falou sobre o resultado das primeiras agendas na China. O governador iniciou negociações com três empresas chinesas de hidrogênio verde, assinou memorando de entendimento com a maior Companhia de Infraestrutura do Mundo, apresentou o Projeto Intermodal do Piauí, que deve integrar hidrovia, ferrovia e o Porto de Luís Correia.

"Então nós já estamos fazendo uma espécie de 'Road Show', não apenas aqui na China, mas em vários locais do mundo, para exatamente trazer para perto de nós os players que possam financiar, construir e operar um modal como esse", disse.

Nos próximos dias vai ao local do escritório onde deve ser inaugurado o escritório da Investe Piauí na China. Além da reunião  marcada com Dilma Roussef, a presidente do Banco dos Brics, a quem irá pedir financimento do projeto.

Do Piauí, uma missão de duas semanas em três países. Rafael Fonteles e a delegação com outras autoridades e empresários começaram a jornada pela Ásia na China. Onde assina memorandos de entendimento e cooperação com empresas e governo nas áreas de infraestrutura de transportes, portos e energias renováveis.

"O que a gente vai estar inaugurando agora em dezembro é um primeiro terminal do Porto de Luís Correia. Na verdade, é o início de um grande processo alí em Luís Correia, mas que vai envolver a ligação do cerrado com o porto, envolvendo hidrovia e ferrovia também beneficiando várias regiões do estado do Piauí. Então o memorando de entendimento é exatamente para essa troca de informações para contribuição de todos esses players na confecção desse projeto, porque não adianta a gente fazer um projeto sem ter interessados". 

Com uma promessa a cumprir, de tornar o Piauí referência na produção do Hidrogênio Verde e seus derivados no Brasil, deu o ponta pé inicial para parcerias com empresas da Zona Internacional de Hidrogênioque visitou durante a manhã.

 "A China também está bastante antenada com a transição energética e colocando o hidrogênio no centro dessa transição para a 4ª Revolução Energética Mundial. Então, ficamos impressionados como avançaram nos últimos dois anos os projetos de hidrogênio. Nesse 'hub' são mais de 170 empresas desde produtoras de eletrolizadores até fabricantes de veículos nesta área, que estão lá neste sistema de hidrogênio e a gente procurou fazer parceria com três companhias que apresentaram seus projetos e a gente apresentou o nosso e certamente teremos intercâmbio entre os empresários que estão investindo no Piauí, empresários europeus, e as empresas chinesas".

O principal objetivo é colocar o Piauí na rota de investimentos internacionais. A menina dos olhos do governador é o Projeto Intermodal, que integra hidrovia, ferrovia e o porto de Luís Correia. Deve ser apresentado em janeiro do ano que vem e está orçado em US$ 1 bilhão, somente a primeira parte, por isso, deve atrair não só investidores chineses, mas financiadores.

Na sexta, no último dia de agenda, Rafael tem um encontro com uma companheira de partido, a presidente do Banco dos Brics, Dilma Roussef. 

"Também o Bancos dos Brics, o NBD, possa ser um dos financiadores do projeto, seja o financiamento da parte pública ou financiamento da parte privada. Esse projeto tem tudo a ver com os Brics, até porque envolve uma relação comercial muito forte do Piauí, do Nordeste, do Brasil, com a China". 

Amanhã, Rafael visita um empresa de siderugia e a BigTech Huawei, onde será apresentado aos sistemas tecnológicos de Segurança, voltados para "Smart Cities". Depois  embarca para Xiamen, onde faz visita ao primeiro porto inteligente da China.

Na quarta, vai ao Centro de Parceria do bloceconômico no qual participam Brasil e China, os BRICS, onde assina outro Memorando e prossegue às negociações e visita o possível local para a instalar o Escritório Internacional da Investe Piauí.

"Muito em breve a gente vai estar abrindo o escritório. Já sabemos onde vai ser, mas estamos nas formalidades legais para a abertura deste escritório e também uma espécie de uma Câmara de Comércio que vai envolver empresários piauienses e empresário chineses a partir dessa conexão que vai haver entre Xiamen, Fujian, e o Piauí".  

Na quinta, assina um acordo de Amizade entre a província de Fujian e o Piauí para cooperação entre o Porto de Xiamen e o de Luís Correia, e livre comércio entre a cidade chinesa e a Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba. 

Os empresários piauienses vão participar de um Evento de Matchmaking com os empresários locais.

Da China, Rafael Fonteles e sua comitiva seguem para o Japão e Coreia do Sul, onde apresentarão os projetos de energia eólica, hidrogênio verde, porto e segurança.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES