Caros leitores,
Na coluna desta semana, vamos conhecer uma das cidades mais importantes da Espanha, Valência, conhecida como a “cidade das artes e das ciências”, famosa pelos seus pontos turísticos, além da saborosa paella valenciana, prato típico da Espanha e que é a identidade culinária da cidade.
Valência se destaca por apresentar um belo contraste entre passado e futuro, monumentos históricos e contemporaneidade, elementos que chamam a atenção dos visitantes. Ao passear pela cidade, é possível integrar diferentes passeios, desde quem prefere uma rota pela história de Valência a quem prefere um passeio pelos espaços mais modernos, além de uma rota pela gastronomia local.
Para quem prefere rotas mais históricas, provavelmente irá gostar de conhecer um dos monumentos símbolos de Valência: Torres de Serranos. As torres foram construídas ainda no século XIV e são marcadas pelo estilo gótico, característica do arquiteto valenciano Pere Balaguer.
Inicialmente, o espaço foi projetado e usado com o intuito de proteger uma das principais entradas de Valência contra qualquer ataque ou tentativa de invasão, sendo posteriormente usado como prisão para nobres e cavaleiros. Hoje, o espaço é aberto para visitação e permite apreciar do alto a vista da cidade de Valência.
Já para quem gosta de passeios por monumentos mais modernos, que marcam essa fase mais contemporânea de Valência, certamente irá gostar de conhecer a Ciutad de les Arts i les Ciències, um dos maiores complexos culturais e científicos da Espanha.
Trata-se de um espaço inovador, projetado pelos arquitetos Santiago Calatrava e Félix Candela, reunindo diferentes edifícios, como museu, oceanógrafo, miradouro, além de espaços culturais. O espaço é como se fosse quase que a representação de uma cidade futurística.
DICA DE PASSEIO: E para finalizar a coluna desta semana, nada melhor que apresentar o prato típico mais tradicional de Valência e que também é símbolo da Espanha, paella valenciana, um prato legítimo da cidade feito com arroz, açafrão, pimentão, frango, camarões e outros frutos do mar.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até o próximo passeio!