Romaria de San Isidro Labrador e Santa María de La Cabeza, uma festa religiosa tradicional de Interesse Turístico Nacional em Orotava, Tenerife, Espanha.
A Romaria de San Isidro Labrador e Santa Maria da Cabeça é um festejo que se celebra depois do Corpus Christi, em La Orotava, Tenerife, esta romaria é uma das festas mais aclamadas da ilha, pois mistura tradição, diversão e percorre as ruas do centro da cidade enchendo os bairros de música, dança, cor e alegria.
Na sua 87 edição e a primeira no âmbito das festas patronais, após a outorga, por parte do Vaticano, do padroeiro San Isidro Labrador, santo dos agricultores.
A romaria da Orotava, é um evento religioso e cultural onde assistentes de todo o arquipélago se vestem de mágico e acompanham as carroças adornadas levadas por bois, todos vão cantando, tocando música tradicional e dançando danças folclóricas. Desde as carroças, eles compartilham comida típica da região e vinho para todos os participantes.
Na cidade existe lojas especializadas somente em roupas de época como é o caso da loja Ubaldo vestimenta tradicional que vestiu nossa correspondente, Cléo Costa, eles trabalham com roupas e acessórios tradicional de época, nessa ocasião Cléo foi vestida de camponesa de Tenerife do século XIX.
A Romería de La Orotava, em homenagem aos santos padroeiros San Isidro e Santa María de la Cabeza, é organizada pela Sociedade Liceo de Taoro em colaboração com a prefeitura e é considerada uma das mais multitudinárias e populares do arquipélago, a festa mais bonita que existe nas Canárias. A Romaria foi declarada Festa de Interesse Turístico Nacional em 1980, juntamente com a Infraoctava do Corpus Christi.